Video clínico

Levantamento de seio maxilar utilizando a técnica da janela lateral / piezocirurgia

Você precisa estar logado para ver este conteúdo. Faça o Login para acessar.

Foi realizada uma incisão para-marginal na região do primeiro e segundo molar superior do lado esquerdo, associada a pequena incisão vertical relaxante na mesial, com a intenção de evitar a remoção da prótese fixa cimentada definitivamente dos dentes adjacentes.

Após a elevação do retalho de espessura total, as dimensões da janela foram determinadas utilizando uma ponta circular do equipamento piezoelétrico.

A osteotomia, utilizando a mesma ponta, chegou até a membrana do seio maxilar e o fragmento ósseo da parede foi removido, iniciando-se a elevação da membrana usando inicialmente a ponta “pata de elefante”, seguida da instrumentação manual sem que houvesse qualquer perfuração.

Uma membrana de fibrina (LPF-F) foi utilizada para proteger a membrana do seio maxilar e o biomaterial (matriz mineral bovina em grânulos pequenos associados ao exsudato do LPF-F e uma membrana de fibrina picotada) preencheu cuidadosamente a cavidade criada.

O fragmento ósseo vestibular foi reposicionado e protegido com uma membrana de fibrina antes do fechamento passivo da ferida cirúrgica.